CACHORROS E GATOS: DIGESTIBILIDADE

DIGESTIBILIDADE DE CACHORROS E GATOS

Através do valor biológico das proteínas, pode-se avaliar a importância desta na nutrição dos amimais de companhia. Este valor corresponde à fração absorvida e não excretado pelo organismo, sendo relacionado a digestibilidade da proteína utilizada na dieta. O valor biológico de uma proteína está intimamente relacionado com o índice de aminoácidos essenciais que esta fonte contém. As proteínas vegetais podem suprir basicamente todas as exigências nutricionais nas diversas faixas etárias de um cão desde que haja um correto processamento da dieta e um valor biológico compatível com a faixa etária em questão.
Na tabela 1, é demonstrado o valor biológico de algumas fontes protéicas alimentares.
 
TABELA 1 - Valor Biológico das Proteínas Fonte: KALLFELZ, 1989.
Fonte Protéica Valor Biológico NA ALIMENTAÇÃO DE GATOS E CACHORROS
Ovos 100
Carne 84
Peixe 75
Leite 90
Arroz 72
Milho 54
Soja 75
Aveia 66
Levedura 63
Trigo 60
A digestibilidade de um alimento para ANIMAL DE ESTIMAÇÃO é um critério importante porque mede diretamente a proporção de nutrientes do alimento disponíveis para absorção pelo organismo. A digestibilidade verdadeira e aparente só pode ser determinada através de ensaios de alimentação controlados.
 
Os resultados desses ensaios fornecem informações sobre os coeficientes de digestibilidade da Matéria Seca do alimento, assim como da Proteína Bruta. Os resultados realizados com marcas de alimentos populares comercializados para pets obtinham coeficientes de digestibilidade médios de 78%. Os alimentos de melhor qualidade geralmente têm coeficientes de digestibilidade ligeiramente superiores e os produtos genéricos apresentam coeficiente de digestibilidade significativamente inferior. Quanto aos alimentos secos de qualidade – os chamados “Premium” pode-se encontrar valores de coeficientes de digestibilidade de 89% para proteína. Em geral, os ingredientes utilizados para animais têm uma digestibilidade comparativamente inferior à maioria dos alimentos destinados à alimentação humana. À medida que aumenta a qualidade dos ingredientes utilizados, verifica-se paralelamente um aumento da digestibilidade dos nutrientes do alimento.
Um alimento com baixo coeficiente de digestibilidade contém uma proporção elevada de ingredientes que as enzimas do ducto gastroinestinal não podem digerir. Estes alimentos atravessam o cólon onde são parcialmente ou totalmente fermentados pelas bactérias existentes nesse meio. Uma fermentação excessiva produz gases (flatulência), fezes moles e eventualmente diarréia.

Além desses efeitos secundários, um alimento de baixa digestibilidade deverá ser administrado em maior quantidade, dado que o animal absorve uma menor quantidade de nutrientes por unidade de alimento, aumentando assim o consumo de alimento e a produção de fezes.
Geralmente CACHORROS E GATOS digerem melhores produtos de origem animal do que os de procedência vegetal. Essa diferença deve-se principalmente à presença de lignina, celulose e outros componentes fibrosos dos ingredientes vegetais. Dessa forma, pode-se afirmar que produtos de origem vegetal, assim como produtos de origem animal com uma proporção muita elevada de pele, pêlo, plumas e tecido conjuntivo não são bem digeridos.
 
Rações com níveis de garantia idênticos podem ser totalmente diferentes quando feitos testes de digestibilidade.
Esse fato vem a ser ilustrado por um estudo realizado com cães em crescimento, que comparou dois alimentos comerciais secos para cães, (R1 e R2), mediante ensaios de alimentação que se ajustaram aos protocolos de aprovação pela AAFCO. A análise química dos dois produtos mostrou que ambos possuíam o mesmo nível de nutrientes. No entanto o efeito de cada alimento sobre o desenvolvimento de um grupo de animais foi significativamente diferente do outro. Os cães que receberam R2 cresceram menos. Esse grupo sofreu anorexia, o peso e tamanho dos integrantes foram inferiores e apresentaram uma pelagem escassa em qualidade com tom grisalho.
 
Os animais evidenciaram também diminuição nos valores de hemoglobina, hematócrito, colesterol, fosfates alcalina, cálcio e fósforo.
 

 

Adestrar Cachorro - Como educar seu cão

Sistema de Emagrecimento Queima de 48 Horas 



Acabar com Pulgas em 3 Passos